Rádio Germinal

As músicas e a crítica social de Valdo Alves na Rádio Germinal



Valdo Alves é um compositor baiano, que algumas vezes também é intérprete, autor de diversas músicas gravadas por ele e outros cantores e cantoras, como, por exemplo, Elys Ramalho e Patrícia Rezende. O seu CD "Album de Família" apresenta várias músicas de destaque, que vamos apresentar brevemente abaixo.

As suas músicas se destacam, em sua maioria, pela forte crítica social. Esse é o caso de sua música “Colapso Moderno”, que recorda o livro de Robert Kurz, “O Colapso da Modernização”. Na música, utópica, mostra a crítica do capitalismo, “sociedade fetichista”, bem como da democracia, mercantilização, estado, exploração, etc., e diz “bem vindo à sociedade emancipada”.

Colapso Moderno:
Composição: Valdo Alves e Wendy Natani
Intérprete: Valdo Alves.

Outro destaque de Valdo Alves é sua homenagem a Vinicius de Moraes, na música “100 Vinicius”, interpretada por Elys Ramalho. A letra recorda o compositor carioca e suas contribuições para a música popular brasileira, bem como não deixa de lado outros nomes expressivos da música e arte brasileira, como Tom Jobim e Carlos Drumond de Andrade.

100 Vinicius:
Composição: Valdo Alves e Wendy Natani
Intérprete: Elys Ramalho

A música “A Nossa Rua” é uma nova versão da cantiga popular “A Nossa Rua”, interpretada por Patrícia Rezende, cantora goiana que teve participação no programa The Voice Brasil. A versão de Valdo Alves é politizada e trata da destruição da infância pela modernização capitalista, na qual as crianças são submetidas aos Shopping Centers, internet, etc.


A Nossa Rua
Composição: Valdo Alves e Wendy Natani
Intérprete: Patrícia Rezende

Abaixo a playlist produzida pela Rádio Germinal no Youtube para algumas das principais músicas de Valdo Alves. Essas e outras músicas você ouve na Rádio Germinal, onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia. http://radiogerminal.com